Presidente Lula começa visita a China, principal parceiro econômico do Brasil

Redação do Diário

Presidente Lula começa visita a China, principal parceiro econômico do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert (Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta quarta-feira (12) a Xangai, na China, primeira escala em sua missão ao país asiático. No desembarque, ainda no aeroporto, o petista foi recebido pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A visita oficial começa na quinta-feira (13), com a cerimônia de posse de Dilma como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ainda em Xangai, Lula visitará uma mostra da gigante chinesa de tecnologia Huawei. No evento, devem ser tratados assuntos sobre a telefone 5G e sobre projetos para o 6G.

Na sexta-feira (14), o presidente brasileiro irá se reunir com integrantes da State Grid, que já opera no Brasil. No mesmo dia, está previsto o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping.

Além de Lula, a comitiva conta com a presença de empresários e políticos, a maioria deles do Progressistas, partido que integra o chamado Centrão. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está junto ao grupo, que também reúne sete ministros, entre eles Fernando Haddad, da Fazenda. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, responsável por 27% das exportações do país no ano passado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fadisma irá tirar dúvidas para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2023 Anterior

Fadisma irá tirar dúvidas para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2023

Próximo

Remoção dos fios de energia sem utilidade gera debate entre órgãos públicos e RGE

Geral